Resumo
Uma vez que a principal tarefa da gestão é a tomada de decisão eficaz, a principal tarefa do Data Warehouse (DW), é gerar informações precisas para o uso na tomada de decisão. É imperativo que as estratégias do Data Warehousing numa organização possam reflectir essas mudanças no ambiente de negócios internos e externos, bem como a direcção que o negócio está a ser direccionado. O DW desempenha um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento e sucesso de uma organização, facilitando a pesquisa significativa que facilita a gestão eficaz.
Introdução
Os Sistemas Data Warehouse (DW) representam uma importante fonte de informação para analisar o desenvolvimento e os resultados de uma organização. As Measures são usadas para reconhecer os sinais de alerta e decidir sobre investimentos futuros no que diz respeito aos objectivos estratégicos da organização.
A maioria das empresas desenvolvem sistemas de DW para alcançar uma visão integrada sobre os seus negócios. Estes DW têm que lidar com diferentes tipos de informações fornecidas por cada unidade de negócio. Como portfólios de produtos sujeitos a mudanças frequentes e as exigências sobre um DW são reforçadas de forma permanente, devido as regras de supervisão e as necessidades de comunicação interna, projectos de DW têm de dominar vários desafios ao longo do tempo. A fim de obter resiliência, a estrutura organizacional de projectos de DW devem estar alinhados aos perfis dos gestores e das suas equipas, funções e canais de comunicação.
Conceitos
Segundo Inmon, Data Warehouse é uma colecção de dados orientados por assuntos, integrados, variáveis com o tempo e não voláteis, para dar suporte ao processo de tomada de decisão.
A DW é um repositório centralizado que armazena dados de múltiplas fontes de informação e transforma-os num modelo de dados comum, multidimensional para consulta e análise eficiente. Possibilita a análise de grandes volumes de dados fornecidos pelos sistemas transaccionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. A sua necessidade advém da colocação de inúmeras perguntas que sendo de resposta difícil nos sistemas operacionais, proporcionam o desenvolvimento de uma plataforma que possui uma orientação para cada uma dessas questões, exigindo mais informações sobre a situação, a fim de conduzir pesquisas.
A Data Warehouse é normalmente acedido através de Data Marts (DM), que são pontos específicos de acesso a subconjuntos da DW. Os DM são construídos para responder prováveis perguntas de um tipo específico de departamento/gestor.
Por norma, os sistemas OLTP conseguem apenas cumprir a tarefa de análise simples, com a geração de relatórios elementares. Nesse contexto, a implementação da DW tornou-se uma realidade nas grandes corporações. O mercado de ferramentas de DW, que faz parte do mercado de Business Intelligence (BI), cresceu então, e ferramentas melhores e mais sofisticadas foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do DW e sua utilização.
Actualmente, pela sua capacidade de sumarizar e analisar grandes volumes de dados, a DW é o núcleo dos sistemas de informações gerenciais e apoio à decisão das principais soluções de BI do mercado. Como resultado, os inquéritos complexos ou consultas, podem ser realizadas através da DW com interrupções mínimas sobre os sistemas operacionais. Com maiores quantidades de dados, o valor da DW para o utilizador e gestor, desde análises sobre todos os dados relevantes do histórico, bem como dados actuais estão disponíveis para apoio na tomada de decisões.
Estratégia Organizacional
O objectivo fundamental da DW é apoiar o planeamento estratégico, modelagem e previsão ao nível organizacional. Deve satisfazer a necessidade de conhecimento para uma área de incerteza ou de crescimento na organização. A fim de realizar essa tarefa, deve fornecer uma visão única e abrangente e consistente da organização.
Os dados devem ser facilmente acessíveis e compreensíveis para o gestor. Deve ser simples, mas intuitivo, rápido e fácil de usar. Além disso, a DW deve apresentar as informações de forma consistente e segura para seus utilizadores. Quando os dados são recolhidos a partir dos sistemas de origem, devem garantir a qualidade para confirmar sua precisão. Os dados devem ser verificados, devidamente rotulados, e totalmente contabilizados antes que possa ser disponibilizado. Além disso, os dados devem ser resistentes e adaptáveis às mudanças sem desacreditar os dados existentes. O Data Warehousing eficaz pode ajudar a criar um relacionamento significativo entre a tecnologia da informação e os negócios, facilitando o planeamento estratégico e crescimento ao nível empresarial.
Data Warehouse são eficientes na transformação de recolha de informação intuitiva para investigação sistemática e objectiva (Zikmund, 2003, p. 5). Fornecem aos utilizadores acesso e controle para uma ampla variedade de dados centralizado e formatado para escolher o melhor curso de acção e as decisões de apoio às empresas. Os gestores podem manipular e personalizar os dados para oferecer suporte a consultas específicas que permitirão mudanças positivas nos níveis de negócio. Desde as várias fases de aumento a precisão dos dados e integridade, consultas complexas que podem ser realizadas com um forte senso de confiança.
Embora haja muitos benefícios pelo uso da DW, existem também vários desafios e desvantagens. Dependendo da sua concepção, a DW possui riscos, pois têm arquitecturas complexas, longos ciclos de desenvolvimento, a sua qualidade e má informação, e uma fragilidade na possível incapacidade de se adaptar a rápidas alterações nas condições de negócio. Além disso, a qualidade dos dados vindos dos sistemas operacionais de origem podem limitar as Data Warehouse. Assim, cada organização deve se concentrar na avaliação contínua e melhoria do seu DW, bem como nos seus sistemas de origem, por forma a garantir a sua eficácia na realização de pesquisas e apoio nas decisões de negócios.
As empresas despendem muito tempo no desenvolvimento de estratégias de negócios que lhes permita ter vantagens competitivas. Para obter o conhecimento que é necessário para o planeamento estratégico e execução, muitas empresas têm desenvolvido o Data Warehousing.
De certa forma, permite a transformação de dados brutos em conhecimento estratégico aplicado - A Cadeia de Valor da Informação. Por causa do poder competitivo que a DW fornece, as empresas têm defendido na sua estratégia de DW como uma das suas estratégias de negócio - não apenas uma iniciativa de TI. Empresas e mercados financeiros reconhecem informação como um activo, evidenciado, entre outras coisas pela prática da contabilidade de informações.
Um dos principais benefícios da Data Warehouse é o fornecimento de informação a todos os indivíduos dentro de uma organização, não somente aos gestores de topo, com a profundidade e agregação necessária para o desenvolvimento com sucesso das suas funções e decisões.
A melhor abordagem para uma DW é a perspectiva de cruzamento funcional sobre a estratégia de negócios, optimizando em resultados máximos, visto que a sua utilização poderá ser transversal a todas as fontes de decisão.
Naturalmente, a implementação de um DW procura resolver um problema de negócio, adicionando valor para além da mera recolha de dados, alinhando às estratégias de negócio aos avanços estratégicos mas com o suporte de pontos mensuráveis, fazendo a integração dos principais processos de negócio, iniciativas e capacidades. A inovação empresarial poderá ser também exponencializada com a utilização e cruzamento de dados interdepartamentais que anteriormente eram inacessíveis, usufruindo de aplicações analíticas de back-end.
Por último, uma consideração para o Sponsor, a pessoa que suporta, promove e impulsiona o projecto desde a concepção até a conclusão, que devidamente suportada pelo departamento de Sistemas de Informação, é obviamente aquela que directamente irá beneficiar com o projecto. Patrocina e cria a visão e importância que o DW terá na organização, cujos benefícios irão suplantar o esforço, criando a participação completa e cooperação da comunidade empresarial, de modo a garantir o foco e compromisso de todos.
Conclusão
Data Warehousing já foi dedicada ao Business Intelligence e à elaboração de relatórios, geralmente no nível das unidades departamentais ou empresariais. No entanto, a sua progressão é cada vez a condução de uma iniciativa estratégica corporativa de suporte de uma empresa inteira através de uma infinidade de aplicações de negócios. O ritmo acelerado de mudança, conjuntamente com as exigências regulatórias, exige que os Data Warehouse assumam um papel importante na missão e operação das organizações. O Enterprise Data Warehousing (EDW) tem vindo a desenhar-se como um objectivo estratégico, a função de missão crítica com impacto nas operações principais de uma empresa, fugindo ao tradicional DW, que normalmente apoiava o Business Intelligence departamental.
O surgimento de aplicações BI e Business Performance Management (BPM) e de ferramentas de suporte a decisão de negócios tem reforçado e dado aos gestores de negócios interfaces mais simples, melhorou características de análise de dados, e a capacidade de comparar o desempenho real ao planeado.
Através dessas tecnologias, o Data Warehouse, tem permitido aos administradores descobrir novas maneiras de diferenciar a sua empresa numa economia globalizada, deixando-os mais seguros para definirem as metas e adoptarem diferentes estratégias nas suas organizações, visualizando novos mercados e oportunidades antes dos seus concorrentes, identificando diferentes possibilidades conforme o perfil dos seus consumidores.
Referências
Kimball, Ralph; Ross, Margy. The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling, 2nd Edition, John Wiley and Sons, Inc., Chichester, 2002.
Inmon, William H., Building the Data Warehouse, 4th Edition, Wiley Publishing, Indianapolis, 2005.
Cohen, Rich (2006). Business Intelligence Strategy: Seven Principles for Enterprise Data Warehouse Design. DM Review. Retrieved December 18, 2006
Zikmund, William G., Business Research Methods, 7th Edition, Dryden Press, New York, 2003.
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